
On Thu, 2011-04-14 at 20:11 -0300, Cézar Freitas wrote:
Acho que não fui claro o suficiente: os desvios deveriam, de fato, ser iguais (os números estão à mesma distância de suas respectivas médias), porém o R não retrata assim (independentemente da quantidade de dígitos) e eu fiquei surpreso.
Na minha época, sei que havia coisinhas que evitávamos, como elevar números muito grandes ao quadrado para somá-los e depois dividi-los, quando era possível contornar o problema aplicando a divisão previamente, mas nas máquinas de hoje eu achei que não era necessário preocupar-se com tais acontecimentos.
Alguma outra pista?
C.
Cezar, Não tem pista nenhuma! Nada mudou! Só número que são potencias de 2 (2^t) ou que podem ser representados na forma de uma fração x/2^y são representados de forma exatas por computadores. Questões como esta já foram levantadas algumas vezes na antiga R_STAT e várias vezes na R-HELP Sempre se manda a pessoa ver o link: http://cran.r-project.org/doc/FAQ/R-FAQ.html#Why-doesn_0027t-R-think-these-n... e ler o documento http://www.validlab.com/goldberg/paper.pdf E se gasta um tempo até que a pessoas note que não existe representação binária perfeita para seu problema. Tudo que você que você sabia continua valendo até que se muda a estrutura dos processadores e eles deixem de ser binários. -- []s Tura