
Marcelo eu consideraria uma estrutura de covariancia. Pense nisso. Abs Em 23 de out de 2017 21:28, "Marcelo Laia via R-br" < r-br@listas.c3sl.ufpr.br> escreveu:
Prezados Walmes e Antônio,
Muito agradecido.
Walmes, tenho parcelas com 6, 12, 18, 36, 54 e 66 plantas por unidade amostral. Vou tocar em frente (vista grossa). Isso é repetido em 6 blocos. Só que não vou poder ponderar, pois o interesse é ver a produção por área (plantio mais adensado versus plantio com mais espaço para a planta).
Muito obrigado!
Laia, ML
On 23/10/17 at 08:42, Walmes Zeviani wrote:
Marcelo,
Se as k observações dentro da parcela puderem ser consideradas independentes, você pode considerar o número de plantas para conduzir uma análise ponderada. Considere a condição extrema, apenas para ser didático, de ter parcelas com 20 plantas e outras com 2. A variância da média, como vai depender do valor de k, vai fazer com que a suposição de homocedasticidade não seja atendida. A média com 2 plantas é mais variável que com 20.
O que preocupa é a suposição de independência entre plantas. Pode ser que dentro de um metro linear, as produções individuais das plantas tenham correlação. Aí não sei mais se é apropriado manter k como peso. Talvez tivesse que de alguma forma considerar essa dependência entre unidades experimentais. Enfim, estou apenas pensando alto aqui. Se o número de plantas não diferir muito entre os tratamentos, você pode conduzir a análise fazendo vista grossa para isso.
À disposição. Walmes.
-- Marcelo _______________________________________________ R-br mailing list R-br@listas.c3sl.ufpr.br https://listas.inf.ufpr.br/cgi-bin/mailman/listinfo/r-br Leia o guia de postagem (http://www.leg.ufpr.br/r-br-guia) e fornea cdigo mnimo reproduzvel.