Felinto e Hélio, bom dia!
Eu já tive problemas similares, justamente quando tentando considerar o efeito de "tendência" na modelagem. Não sou especialista no assunto e estou um pouco enferrujado, mas me permitam uma suposição:
A condição de singularidade reportada no erro informa que o modelo escolhido gera uma matriz que não pode ser invertida. A razão provável é que esteja ocorrendo combinação linear entre as colunas de uma das matrizes geradas no processamento.
Teria que abrir a função e verificar onde o erro está ocorrendo... Mas partindo do princípio que a matriz básica é formada pelas coordenadas (x, y) de cada ponto e um valor atribuído (z), acredito ser razoável supor que a condição de singularidade se daria por seus dados modelados estarem se correlacionando diretamente com uma das coordenadas (ou das duas).
Se um dado é diretamente correlacionável com suas coordenadas, provavelmente existe aí um efeito de tendência que não foi "removido" (considerado) ou simplesmente o modelo não é adequado.
Como disse, é apenas suposição, que coloco na intenção de poder ajudar. Ficarei muito grato se encontrar uma resposta e puder compartilhar.