Oi Allaman, isso tem mais cara de um delineamento Cross-over. Acho estranho apenas o fato dos tratamentos serem trocados sem um  preíodo de washout, que seria para livrar o cão de qualquer efeito do tratamento anterior, evitando contaminação.
Se não foi feito isso, não sei se há variável latente que consiga captar este problema...mas posso estar enganado.

Dá uma olhada nisso :

Vonesh, Edward F.; Chinchilli, Vernon G. (1997). "Crossover Experiments". Linear and Nonlinear Models for the Analysis of Repeated Measurements. London: Chapman and Hall. pp. 111–202.
ou
Jones, Byron; Kenward, Michael G. (2003). Design and Analysis of Cross-Over Trials (Second ed.). London: Chapman and Hall.
ou este mais seminal

The Crossover Experiment for Clinical Trials
Byron Wm. Brown, Jr.
Biometrics
Vol. 36, No. 1 (Mar., 1980), pp. 69-79 
(article consists of 11 pages)

Att

Em 17 de dezembro de 2011 19:39, Ivan Bezerra Allaman <ivanalaman@yahoo.com.br> escreveu:
Boa noite senhores!

Há alguns dias estou estudando a metodologia de medidas repetidas em uma mesma unidade experimental ao longo do tempo, com o intuito de ajudar uma pesquisadora. Encontrei materiais, livros, artigos, etc que me dão segurança em trabalhar com tal medotologia. No entanto, há uma dúvida que me deixou num impasse, e preciso da ajuda dos colegas mais experientes que trabalham com estes tipos de dados. O objetivo da pesquisadora foi avaliar o uso de dois tratamentos sobre a redução de um tumor cancerígeno em cães do sexo feminino. Inúmeras variáveis (nominais, contínuas, etc.) foram avaliadas (secreção, leucócitos, etc.).  As medidas foram tomadas em um mesmo animal ao longo de um período de 30 dias. Até aí tudo bem. Pois posso utilizar a abordagem de modelos mistos considerando o animal como de efeito aleatório, e no modelo incluir uma estrutura de correlação do tipo Arima, sarima, entre outros. Ainda estou avaliando qual melhor estrutura. Mas a dúvida crucial é que além de ter tomadas várias medidas num mesmo animal, este mesmo animal recebeu mais de um tratamento. Por exemplo: Do dia 1 ao dia 15 recebeu o tratamento A e do dia 16 ao dia 30 o tratamento B. Aí que estou encontrando problema, pois creio que há efeitos residuais do tratamento A sobre o B, confundindo os verdadeiros efeitos  de cada tratamento. Uma saída, seria tratar os dois tratamentos como apenas um. Alguém já trabalhou com estrutura semelhante? Alguém poderia me recomendar uma literatura para que eu possa ganhar mais este desafio?

Desde já, agradeço a atenção de todos!

Abraços!

(S,f,P)
Allaman
 

\begin{signature}
<<>>=
Prof. Dr. Ivan Bezerra Allaman
Universidade Estadual de Santa Cruz
Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas
Ilhéus/BA - Brasil
@
\end{signature}

_______________________________________________
R-br mailing list
R-br@listas.c3sl.ufpr.br
https://listas.inf.ufpr.br/cgi-bin/mailman/listinfo/r-br
Leia o guia de postagem (http://www.leg.ufpr.br/r-br-guia) e forneça código mínimo reproduzível.



--
Fernando A.B. Colugnati