
não sei usar banco de dados muito bem (to no nivel bem iniciante), mas como eu uso o windão e dias atras eu esbarrei no tal do ODBC... então vou dar um pitaco na esperança de que te ajude em alguma coisa... [ no winXP ] vá no Painel de Controle -> Ferramentas Administrativas lá tem um Icone nomeado como 'Fonte de dados (ODBC)' eu fiz o download do seu arquivo pelo link que passou e coloquei no meu desktop... com a caixa de dialogo do ODBC, tem uma aba com titulo: 'Fonte de dados do sistema' nesse frame/janelinha, tem um botão com o seguinte rotulo: 'Adicionar' para seu deleite (hehehehehe) tem opção desse tal fulano Paradox por lá (vai saber que diabos é isso!...), então escolha isso. Em seguida vai abrir outra caixa de dialogo (janelinha) pedindo um nome para essa conexão, invente um de seu agrado, eu aqui chamei de paradox, tem um campo para colocar um descrição (ao seu gosto), desmarque o botção de checagem (check button) que diz: 'Usar pasta atual'. Você precisa desmarcar essa opção para poder navegar até a pasta que está o arquivo .db. ( no meu caso, navegar até o desktop). no R, eu usei os comandos:
library(OBDC) db <- odbcConnect(dsn='paradox') class(db) [1] "RODBC" db RODBC Connection 2 Details: case=nochange DSN=paradox DefaultDir=C:\DOCUMENTS AND SETTINGS\CLEBER.PINKFLOYD\DESKTOP DriverId=538 FIL=Paradox 5.X MaxBufferSize=2048 PageTimeout=5
Não deu nenhum sinal de erro! kkkkkkkkkkkkkkkkk Não sei se isso estabelece uma conexão! TO CHUTANDO QUE SIM... fiz um teste bem idiota, com uma string qualquer! (sting 'teste' pq sei que não existe nenhum dsn com esse nome) e daí dá erro dizendo que não tem conexão
db2 <- odbcConnect(dsn='teste') Warning messages: 1: In odbcDriverConnect("DSN=teste") : [RODBC] ERROR: state IM002, code 0, message [Microsoft][ODBC Driver Manager] Nome da fonte de dados não encontrado e nenhum driver padrão especificado 2: In odbcDriverConnect("DSN=teste") : ODBC connection failed
o resto é saber usar a library(RODBC), coisa que eu não sei... parece que precisar saber a estrutura do banco, eu tentei ver o help da função *sqlQuery* e usar o comando:
sqlQuery(channel=db, query='show databases') [1] "42000 -3500 [Microsoft][Driver ODBC para Paradox] Instrução SQL inválida. 'DELETE', 'INSERT', 'PROCEDURE', 'SELECT' ou 'UPDATE' esperado." [2] "[RODBC] ERROR: Could not SQLExecDirect 'show databases'"
somente com esses 5 comandos sql, eu não sei explorar seu arquivo se não ajudar, pço desculpas pela minha ingenuidade... qdo achar o caminho das pedras, sugiro compartilhar o resultado t+ cleber Em 26/10/2011 15:58, Eder David Borges da Silva escreveu:
Pessoal, Eu ainda estou tentando abrir o arquivo que tinha posto em outro post disponível em: http://www.leg.ufpr.br/~eder/E2D00007.DB Com a Ajuda do Leonard e Benilton consegui descobri que ele é paradox, até consegui abrir em em Acess importando como paradox, porem como tenho milhares deles preciso de uma rotina automática. Pelas minhas pesquisas o RODBC seria capaz de abri ele com a função odbcConnect, li o help dela procurei na internet e tive a infeliz ideia de colocar minha duvida como post na R-SIG-DB, e com toda a gentileza e educação do mundo O prof Bray Ripley respodeu leia o HELP...., porem pesquisei outros post na R-HELP e na R-SIG-DB vi que inúmeras pessoas tem a mesma duvida, de como utilizar a função e oque é o DSN e como declarar isso, realmente não tenho muita experiencia com banco de dados, mas creio que utilizar a odbcConnect seja possível para um mero mortal como eu. Se alguém de livre e espontânea vontade, tem experiencia com essa função e quiser ajudar ficarei muito grato. Atenciosamente _______________________________________________ R-br mailing list R-br@listas.c3sl.ufpr.br https://listas.inf.ufpr.br/cgi-bin/mailman/listinfo/r-br Leia o guia de postagem (http://www.leg.ufpr.br/r-br-guia) e forneça código mínimo reproduzível.