Prezad@s,

O objetivo do meu trabalho é analisar a correlação entre o conhecimento que as pessoas tem sobre a fauna local (variável dependente) e dados sócio-econômicos (sexo, idade, renda, escolaridade, tempo de residência no local). Eu tenho uma amostra de 105 informantes e as variáveis independentes foram organizadas em frequências e para montar a matriz de dados usamos números que representam as frequências das variáveis. Ex.: Idade: 0 a 10 anos - 1; 10 a 20 anos - 2...

Como estamos trabalhando com a variável dependente qualitativa ordinal, e as amostras não apresentaram distribuição normal, fizemos um teste de correlação de Spearman. 

Entretanto, minha dúvida é se os informantes não se distribuem igualmente nas classes (categorias) de idade, de renda, de escolaridade isso não vai afetar o resultado? 
Para esclarecer: em relação à renda mensal eu tenho quatro classes: não possui renda fixa (0); até um salário mínimo (1); até dois salários (2) e até 3 salários. Só que 58% dos informantes estão na classe 1. Ou seja eu tenho distribuição desigual entre as classes, isso pode afetar meu resultado? Se sim, como resolver?

Obrigada!
   
Professora Adjunta
Universidade de Pernambuco (UPE), Campus Petrolina
BR 203, km 2, S/N
Vila Eduardo
56328903 - Petrolina, PE- Brasil.