quando estava na Unicamp, eu e um professor do instituto de estatística desenvolvemos um pequeno pacote para controle de qualidade. Mas é realmente muito simples. Meu conhecimento de programacao é bem restrito, todas as funcoes que criamos, sao extremamente simples e feitas no R. Sao poucas e nao tivemos problemas em utiliza-las da forma que criamos.
Acredito que como o Leandro disse, depende do seu caso. O que achamos na verdade mais complicado foi submeter o pacote para o CRAN, pois tivemos que compilar e fazer diversas etapas que nao sabíamos como deveriam ser realizadas, mas tive muito auxilio do pessoal aqui da lista e principalmente do Benilton, que me ajudou e possibiliou a submissao do
programa.
Abracos,
-- Daniela Rodrigues Recchia
Master Student of Statistics - Technische Universität Dortmund.
"It is better to have an inexact answer to the right question than a precise one to the wrong question!"
John Tuckey
De: Leandro Marino <leandro@cesgranrio.org.br> Para: r-br@listas.c3sl.ufpr.br Enviadas: Quinta-feira, 9 de Fevereiro de 2012 14:16 Assunto: [R-br] RES: [Dúvida] Criação de pacotes em R, procedimentos.
Pedro,
Salvo engano você pode escrever em R mesmo, a questão está relacionada com o desempenho que sua função vai ter. Em alguns casos programar em C/C++ e Fortran vai lhe dar um grande ganho em tempo de processamento. Mas cada caso é um caso.
Pessoal como são os procedimentos para criação de pacotes no R. Hoje as funções implementadas podem ser escritas diretamente em R ou tem que ser em C, C++ ou Fortran?