
Obrigado pela sua opinião Walmes. Uma coisa que sempre me deixa confuso é a diferença entre os outputs dos modelos lineares e os GLMs. Talvez por isso busque parâmetros semelhantes. Por exemplo, nesse output que anexei ao e-mail tem dois resultados de grau de liberdade e dois de deviance. Qual deles usar? E uma dúvida básica: como se deve interpretar o deviance? Obrigado, André Em 10 de julho de 2015 17:26, Walmes Zeviani <walmeszeviani@gmail.com> escreveu:
O que o termo "explicabilidade" representa? Considerando que você quer dizer adequação do modelo aos dados, eu tenho um pouco de dificuldade em acreditar em medidas absolutas para isso. A mais conhecida e empregada das medidas é o melhor exemplo para isso, o R². Procure por "anscombe's quartet" no google imagens. Um alto R² não quer dizer que o modelo está mau especificado nem que pressupostos foram violados. O grau de adequação de um modelo dificilmente pode ser dado por um único número, isso é uma utopia. Acho mais valido uma boa inspeção dos pressupostos por meio de gráficos, preditos vs observados, valores das estimativas dentro de faixas não esquisitas, etc.
À disposição. Walmes.
_______________________________________________ R-br mailing list R-br@listas.c3sl.ufpr.br https://listas.inf.ufpr.br/cgi-bin/mailman/listinfo/r-br Leia o guia de postagem (http://www.leg.ufpr.br/r-br-guia) e forneça código mínimo reproduzível.
-- *MSc. André Lucas de O. Moreira* http://lattes.cnpq.br/7258065668864153 <http://www.wikiaves.com.br/perfil_andrelukinhas> http://www.wikiaves.com.br/perfil_andrelukinhas 79 8837-3562 79 9132-9093