Negocio é o seguinte.O Conhecimento tem que chegar a todos com o minimo de custo. Uma das propostas do R é ser de acesso a todos e os esforços para q os pacotes e codigos sejam acessíveis a todos q puderem e queiram.
Inclusive o próprio desenvolvimento do programa é de modo COLABORATIVO.
Não é ético cobrar por conhecimento adquirido de forma livre e quase de graça. Se a Lei diz que o autor tem q receber pelo livro feito desta forma, mais um motivo para mudarmos a lei autoral que todos sabemos é defasada; o CC está ai para provar que é possivel outro modo.
Agora que partimos para a Analogia: Vou pegar umas 10 mangas que peguei numa arvore aqui perto de casa e vender cada uma por R$ 0,90. Só tive o trabalho de subir na mangueira.
Pirataria? E os programas pirateados que todos sabemos que existem nos laboratorios de estatistica, fisica, economia, matemática e afins? Professores e alunos compartilham programas crackeados e ninguém fala nada (quase ninguém porque eu falo).
Se quiserem ser a favor de uma lei ultrapassada que impede o pleno desenvolvimento da sociedade e principalmente das universidades: comecem pagando a licença dos programas que vocês usam, não baixem suas musicas preferidas sem pagar, seus filmes preferidos, series preferidas e também seus jogos preferidos.
Apoio os links e mais, dou aula de graça sobre R, software livre, linux e o Diabo que eu souber porque é meu dever e responsabilidade dar a oportunidade para os outros aprenderem.
A quem mais é dado, mais é cobrado.