
Prezados, sou aluno de doutorado em Engenharia Civil e usuário do R a 2 anos, no começo tive muita dificuldade, mas devido a facilidade de material disponível consegui aprender, não consegui conhecer muitos usuários em minha universidade, uma dificuldade a mais, a minha busca pelo R foi devido a maioria usar softwares piratas e para minhas análises sempre tinha que usar mais de um software, Origin, Minitab..., então um amigo me indicou o R, o pior é que ele me indicou mais não sabia usar, mas disse que era muito bom, começei pelo RGUI, depois conheci o Rcmdr, depois Rstudio, JGR, r Tinn-R que ainda não tive oportunidade de usar, quanto às outras interfaces ainda não usei, mas pretendo migrar para linux, então quanto a usar um ou outro editor, acho que está além do próprio editor, pois aprendi a pouco tempo a usar o LATEX, para minhas apresentações o markdown e slidify ou prezi, e a minha dependência das tabelas dinâmicas do Excel estou resolvendo, acho que enquanto os outros programas que tiram a dependênia do office não forem disseminados, a maioria ainda usará o Windows. A justificativa está na dificuldade de explicar porque o Linux é melhor e porque o R é melhor para a maioria dos usuários, hoje após usar vários softwares estatísticos, origin, Minitab, SAS, SPSS, statsoft, STATA, statistica, CHEMOFACE... sei que o R é melhor, e em meu grupo de trabalho consegui convencer parte do grupo a usar o R, espero que tenha contribuído como opinião de um usuário comum. Att, Me. Engenharia Civil (085)87687786 (085)33669042 Em Sexta-feira, 27 de Dezembro de 2013 7:49, Elias T. Krainski <eliaskrainski@yahoo.com.br> escreveu: Notei algumas boas ideias nessa discussao na direcao do ensino. Tambem sou favoravel a ideia de aulas praticas, embora, na minha pouca experiencia ainda nao tenha muita pratica com isso. Seria realmente bom todos sairem da faculdade sabendo fazer analise descritiva e teste t. Duas perguntas: Alguem teve experiencia com cursos de humanas? O Rcmdr ajuda (menus para comandos) ou atrapalha (evita linha de comandos)? Abs, Elias. On 12/26/2013 11:45 PM, Jose Claudio Faria wrote:
Muito interessante.
So um pensamento, de onde eu acho que o Tinn-R e Studio se enquadram bem.
Para ensino, eu acho uma opção muito importante. Se você for dar uma aula para 10 pessoas, e cada 2 pessoas usarem algo diferente para escrever o script, a chance de problemas que não tenham nada haver com o script em si fica grande. Discordo se os aplicativos forem consistentes. Um script em R deve ser independente do editor, GUI ou IDE.
Acho que uma opção, de fácil uso, que basta instalar e usar, de forma a facilmente homogeneizar uma sala, com todo mundo usando o mesmo editor e o mesmo R é muito importante e legal. Mas particularmente, eu também não gostei muito da como são plotados os gráficos no R-Studio, dentro da janela maior. Eu nunca induzo em meus cursos de estatística baseados em R (todos) o uso desse ou daquele software de interface com o R. Faço um pequeno tour sobre os mais usados e deixo os alunos bem a vontade em relação à escolha.
Já se foi o tempo em que tentei uma pretensa unanimidade: foi absoluta perda de tempo e rendimento.
Como falei no artigo: é uma escolha muito pessoal que deve ser respeitada e estimulada. O tempo dará conta do restante.
Ainda no tópico de ensino, no primeiro capitulo do livro Analysing Ecological Data (Zuur et al), ele comenta da dificuldade de ensinar R, porque tem que ensinar uma linguagem de programação e estatística ao mesmo tempo, e é comum as pessoas prestarem mais atenção em fazer o código funcionar, e não olhar o que estão fazendo. No início é meio difícil mesmo, mas com o tempo você adquire prática. Usar o R como ferramenta didática de apoio no ensino da estatística melhora muito o aprendizado!
Ai ele recomenda cursos introdutórios de R antes de um curso de estatística com R, para facilitar. E acho que nisso entra o uso de GUI para o R. Tudo que facilite e torne mais fácil o aprendizado pode ajudar muito, mesmo que depois de um tempo as pessoas migrem para algum GUI mais sofisticado. Alias foi nesse livro a primeira vez que vi alguém falando para usar o Tinn-R, antes dele eu usava o editor de texto que vem no próprio R. Dá para ensinar as duas coisas juntas. Eu leciono todos os semestres dois cursos para a graduação: Agronomia e Ciência da computação. Não precisa falar que o perfil das turma é oposto. Independente do curso, os que querem aprender aprendem o básico e bem.
Eu conheço a citação do livro.
Ab,
_______________________________________________ R-br mailing list R-br@listas.c3sl.ufpr.br https://listas.inf.ufpr.br/cgi-bin/mailman/listinfo/r-br Leia o guia de postagem (http://www.leg.ufpr.br/r-br-guia) e forneça código mínimo reproduzível.