
Opa Walmes, muito obrigado pela resposta rápida e clara... É que eu, na minha inexperiência com EMV, esperava que as estimativas dos parâmetros dadas por verossimilhança ficassem mais próximas das estimativas dadas por mínimos quadrados para os mesmos dados, e por sua vez da curva do semivariograma. Ignorância minha. Novamente, muito obrigado pela ajuda, principalmente pela protidão! _______________ Rodrigo Sant'Ana Oceanógrafo Em 1 de julho de 2012 22:35, Walmes Zeviani <walmeszeviani@gmail.com> escreveu:
O ajuste por verossimilhança não busca minimizar as somas de quadrados para uma função de correlação baseada na dispersão de um semivariograma, por isso a discrepância que não é problema nenhum. Claro, pode ser também um problema de chutes iniciais mas o que tem que ficar claro é que a verossimilhança não se baseia em obter estimativas baseada em ajuste de curva ao semivariograma.
À disposição. Walmes.
========================================================================== Walmes Marques Zeviani LEG (Laboratório de Estatística e Geoinformação, 25.450418 S, 49.231759 W) Departamento de Estatística - Universidade Federal do Paraná fone: (+55) 41 3361 3573 VoIP: (3361 3600) 1053 1173 e-mail: walmes@ufpr.br twitter: @walmeszeviani homepage: http://www.leg.ufpr.br/~walmes linux user number: 531218 ==========================================================================
_______________________________________________ R-br mailing list R-br@listas.c3sl.ufpr.br https://listas.inf.ufpr.br/cgi-bin/mailman/listinfo/r-br Leia o guia de postagem (http://www.leg.ufpr.br/r-br-guia) e forneça código mínimo reproduzível.